Agrotalks

MarketingTicket médio: Como calcular?

Ticket médio: Como calcular?

Calcular o ticket médio nem sempre é uma tarefa fácil. Ele é um indicador de extrema importância que pode ajudar a avaliar o desempenho do seu negócio. Além disso, também se mostra um elemento fundamental para promover mudanças na empresa e, consequentemente, aumentar a sua receita no fim do mês.

Por meio do ticket, algumas mudanças são possíveis, principalmente quando o assunto é faturar um pouco mais por cada cliente engajado. Se você tem interesse em saber mais sobre essa estratégia, a maneira certa de implementá-la e algumas dicas para fazer dar certo, não pare de ler agora.

Afinal, o que é ticket médio?
O ticket médio, de uma forma geral, é uma espécie de indicador que irá avaliar o desempenho de sua empresa e, também, oferecerá o valor médio de cada uma das vendas com base em um único cliente. Para realizar o seu cálculo, você só fornece dividir o faturamento total pelo número de vendas de um determinado período.

Há outra maneira de realizar o cálculo de algum serviço, categoria ou produto em específico. Isso irá variar muito de acordo com as necessidades e prioridades da sua empresa. Ao ser posicionado perto de outras métricas, o ticker pode fornecer informações indispensáveis.

O ticket médio pode acabar sendo o responsável por uma melhor preparação do planejamento de vendas e, consequentemente, ampliar os resultados da sua marca. Ainda assim, o indicador precisa levar em consideração um histórico de referência, visto que seu valor isolado não tem uma carga muito grande.

Levando todas essas informações em consideração, o ideal é avaliar todos os resultados com uma periodicidade organizada, permitindo melhores comparações com o cenário atual do mercado. Sendo assim, ficará bem mais fácil definir se o ticket está aumentado, diminuindo ou estabilidade.

Qual a forma correta de calcular o ticket médio?
Existe uma maneira simples de fazer o cálculo do ticket médio. Dessa maneira, será possível ter um controle eficaz sobre as suas vendas, bem como a precificação que deve ser aplicada para fazer com que a receita do seu negócio seja positiva. Veja o passo a passo abaixo para realizar o cálculo de maneira eficaz:

Antes de mais nada, é necessário definir um período de avaliação, podendo ser escolhido entre o dia, semana ou mês;
Em seguida, é necessário verificar quantos clientes já foram atendidos nesse período, bem como o valor registrado nas vendas da sua empresa;
Logo em seguida, será necessário dividir o valor pela quantidade de vendas do período definido.
Com esses passos simples, será possível obter o valor do ticket médio sem maiores problemas. Essa estratégia está diretamente relacionada com a fatia de mercado e, desse modo, é preciso fazer o cálculo para que a avaliação ajude a oferecer um bom posicionamento da sua marca.

Uma das melhores formas de ampliar a participação no mercado e, consequentemente, elevar o valor do seu ticket, é aplicando a ideia de estudo de caso. O benchmarking também é uma boa opção, visto que leva em consideração como empresas concorrentes para sempre haver um parâmetro dentro do segmento.

Como aumentar o bilhete?
É, sim, possível aumentar o ticket médio de muitas maneiras. Por meio delas, será possível criar promoções, bem como combos relacionados às vendas casadas. O atendimento, aos poucos, também se mostrará bem mais eficiente e com uma diversificação nos canais de venda, fazendo com que o engajamento dos clientes seja cada vez maior.

Confira, abaixo, quais são as principais maneiras de aumentar o bilhete e garantir o sucesso do negócio.

Investimento em treinamento para os vendedores
Na maior parte dos casos, a quantidade de vendas acaba sendo um pouco menor do que o esperado graças à falta de proatividade de alguns vendedores. Sendo assim, para que o engajamento possa ser realizado de maneira devida, é necessário entregar algumas opções para que os colaboradores entendam melhor o seu papel.

Por meio dessa ideia, o ideal é fornecer feedbacks aos funcionários, assim como promover uma análise das práticas que estão sendo aplicadas na sua empresa para melhorar a qualidade de vendas.

Oferecendo uma maior variedade de produtos e serviços
Para que seja possível aumentar o ticket médio de maneira mais ágil, é necessário que a sua empresa eleve a quantidade de opções dos produtos e serviços. Caso a sua empresa trabalhe em um ramo mais específico, busque variações de tamanhos, núcleos, materiais e outras características que podem ser relevantes.

Ainda assim, caso a sua empresa também deseje ir um pouco além, é possível investir um pouco mais em merchandising. Dessa maneira, os produtos que estarão expostos ter uma maior saída.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Uma agência focada em entender o seu negócio e ajudar sua marca a encontrar o propósito de existir.Uma agência focada em entender o seu negócio e ajudar sua marca a encontrar o propósito de existir.

Conversar
Fale com a AGROTALKS